top of page
51746968855_e51fc86b9e_o.png

Nossa história
 

O Instituto Recifes Costeiros (IRCOS) foi fundado em 2001 e aborda temáticas voltadas à conservação e uso sustentável dos ambientes recifais no Estado de Pernambuco, além de executar atividades de mapeamento e monitoramento de recifes de coral ao longo do litoral.

Surgiu a partir do Projeto “Iniciativa de Manejo Integrado para o Sistema Recifal Costeiro entre Tamandaré - PE e Paripueira - AL”, conhecido como “Projeto Recifes Costeiros”, que teve início em 1998 com o objetivo de desenvolver uma estratégia de gestão visando à conservação e uso sustentável dos recifes costeiros localizados na Área de Proteção Ambiental Marinha Costa dos Corais. Desde a elaboração do Projeto se discutiu a necessidade de ter uma entidade que buscasse a preservação e conservação dos recifes de coral assim como dos ecossistemas associados. Uma ONG com objetivos e regimento mais abrangentes e direcionados para as áreas e resultados de atuação do Projeto, uma vez que as ONGs existentes em nível local apresentam objetivos mais específicos. Havia, portanto, uma necessidade de se otimizar os esforços em busca da sustentabilidade e continuidade das ações. Dessa forma, acreditando que muito ainda há por fazer, estes pesquisadores, representantes de universidade e órgãos ambientais governamentais e não governamentais criaram o Instituto Recifes Costeiros.

O IRCOS, foi fundado em outubro de 2001 sendo formado por um conselho deliberativo que possui sua essência voluntária e de parceria com órgãos de gestão e controle e por uma diretoria executiva.

A costa brasileira é incomparável e precisamos preservar.

bottom of page