top of page
Projetos.png

Projetos

Veja abaixo os projetos que consideramos relevantes para o Instituto. Alguns tem o protagonismo do IRCOS como organizador ou realizador. Outros são parcerias que desenvolvemos com empresas, universidades, terceiro setor, e órgãos governamentais nacionais e internacionais, de apoio às nossas iniciativas de preservação e da relação sustentável das comunidades com o meio ambiente.

Todos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), divididas em quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. São eles:

4.png
5.png
10.png
13.png
14.png
15.png
51247992100_1c2d29f1d3_w.jpg

Projeto Recifes Costeiros

“Iniciativa de Manejo Integrado para o Sistema Recifal Costeiro entre Tamandaré - PE e Paripueira - AL”, conhecido como “Projeto Recifes Costeiros”, que teve início em 1998 com o objetivo de fornecer a base científica e a assistência técnica necessária para subsidiar medidas de manejo na APA Costas dos Corais, promovendo a conservação da biodiversidade costeira e marinha e a sustentabilidade das atividades econômicas que dependem da exploração dos recursos naturais desta área, e ao mesmo tempo, melhorando a condição de vida das populações locais.

Reef Check Brasil

Com 20 anos de atuação, o Reef Check Brasil  coordena e realiza ações para monitorar a saúde dos recifes de corais brasileiros, gerando dados úteis para embasar ações de manejo e conservação de ecossistemas recifais. As ações do Reef Check são resultado de parcerias estabelecidas entre universidades, ONGs, órgãos públicos e outras entidades que atuam na defesa do meio-ambiente.

ZAM_6650_Zaira Matheus.jpg
PB180489.JPG

Monitoramento contínuo da Área Fechada de Tamandaré

Atividades de manutenção, gestão  local  compartilhada,  monitoramento  e  disseminação  de  um  exemplo  prático  de recuperação  e  conservação  de  ecossistemas  recifais  da  região  através  de  práticas  de gestão  local,  social,  pesquisa  aplicada  e  investimentos  financeiros.  A  conservação  da biodiversidade,  a  sustentabilidade  da  produção  pesqueira  local  e  a  divulgação  dos resultados e a replicabilidade dos métodos são as metas continuadas do projeto.

Campanha Pesca para Sempre - O camarão é nosso

Monitoramento da pesca de arrasto de camarão nas lamas de Tamandaré para a sugestão de manejo como um sistema de rodízio entre áreas de pesca e de restrição total de uso (áreas de descanso) nas área de estudo, como alternativa de ordenamento da pesca artesanal sustentável na região da APA Costa dos Corais.

Publicação da Portaria 1.079/2022 que estabelece normas para a pesca sustentável do camarão e, assim, proteger espécies marinhas ameaçadas de extinção.

DSCN2152.JPG
51328911876_7d28f6b979_c.jpg

Campanha Pesca para Sempre - Tainha do rio

Dar continuidade a ações de monitoramento, pesquisa e conservação no complexo estuarino do Rio Formoso, com foco na tainha, através de uma abordagem espaço-temporal integrada, envolvendo atores locais nas ações através da valorização do conhecimento ecológico local e práticas tradicionais

Recifes mesofóticos

Estudo de recifes mesofóticos da Cadeia de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas. 

Tubarao projeto recifes meso.jpg
51247361848_f7928165e9_o.jpeg

Restauração de corais

Avaliar os efeitos de transplantes dos corais para reabilitação, com foco na restauração das espécies: Mussismilia harttii (coral couve-flor ou coral vela) e Millepora alcicornis (coral de fogo), visando embasar e subsidiar iniciativas mais abrangentes de restauração em ambientes coralíneos brasileiros.

bottom of page