Projetos
Veja abaixo os projetos que consideramos relevantes para o Instituto. Alguns tem o protagonismo do IRCOS como organizador ou realizador. Outros são parcerias que desenvolvemos com empresas, universidades, terceiro setor, e órgãos governamentais nacionais e internacionais, de apoio às nossas iniciativas de preservação e da relação sustentável das comunidades com o meio ambiente.
​
Todos estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), divididas em quatro dimensões: social, ambiental, econômica e institucional. São eles:
Projeto Recifes Costeiros
“Iniciativa de Manejo Integrado para o Sistema Recifal Costeiro entre Tamandaré - PE e Paripueira - AL”, conhecido como “Projeto Recifes Costeiros”, que teve início em 1998 com o objetivo de fornecer a base científica e a assistência técnica necessária para subsidiar medidas de manejo na APA Costas dos Corais, promovendo a conservação da biodiversidade costeira e marinha e a sustentabilidade das atividades econômicas que dependem da exploração dos recursos naturais desta área, e ao mesmo tempo, melhorando a condição de vida das populações locais.
Reef Check Brasil
Com 20 anos de atuação, o Reef Check Brasil coordena e realiza ações para monitorar a saúde dos recifes de corais brasileiros, gerando dados úteis para embasar ações de manejo e conservação de ecossistemas recifais. As ações do Reef Check são resultado de parcerias estabelecidas entre universidades, ONGs, órgãos públicos e outras entidades que atuam na defesa do meio-ambiente.
Monitoramento contínuo da Área Fechada de Tamandaré
Atividades de manutenção, gestão local compartilhada, monitoramento e disseminação de um exemplo prático de recuperação e conservação de ecossistemas recifais da região através de práticas de gestão local, social, pesquisa aplicada e investimentos financeiros. A conservação da biodiversidade, a sustentabilidade da produção pesqueira local e a divulgação dos resultados e a replicabilidade dos métodos são as metas continuadas do projeto.
Campanha Pesca para Sempre - O camarão é nosso
Monitoramento da pesca de arrasto de camarão nas lamas de Tamandaré para a sugestão de manejo como um sistema de rodízio entre áreas de pesca e de restrição total de uso (áreas de descanso) nas área de estudo, como alternativa de ordenamento da pesca artesanal sustentável na região da APA Costa dos Corais.
Publicação da Portaria 1.079/2022 que estabelece normas para a pesca sustentável do camarão e, assim, proteger espécies marinhas ameaçadas de extinção.
Campanha Pesca para Sempre - Tainha do rio
Dar continuidade a ações de monitoramento, pesquisa e conservação no complexo estuarino do Rio Formoso, com foco na tainha, através de uma abordagem espaço-temporal integrada, envolvendo atores locais nas ações através da valorização do conhecimento ecológico local e práticas tradicionais
Recifes mesofóticos
Estudo de recifes mesofóticos da Cadeia de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas.
Restauração de corais
Avaliar os efeitos de transplantes dos corais para reabilitação, com foco na restauração das espécies: Mussismilia harttii (coral couve-flor ou coral vela) e Millepora alcicornis (coral de fogo), visando embasar e subsidiar iniciativas mais abrangentes de restauração em ambientes coralíneos brasileiros.